Cerca de 90% do material é reciclável como plástico, latas de alumínio e vidro e será encaminhado a cooperativas para o tratamento adequado. Mais de uma tonelada de lixo é coleta em três praias do Pará
Mais de 1,1 tonelada de resíduos foi recolhida, durante o final de semana, de praias de Mosqueiro, Salinas e Outeiro, destinos populares do verão amazônico no Pará.
Cerca de 90% do material coletado é reciclável como plástico, latas de alumínio e vidro, de acordo com o projeto Onda Equatorial, e será encaminhado a cooperativas para o tratamento adequado.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A praia do Atalaia, em Salinas, como também é conhecida a cidade de Salinópolis, foi a campeã em quantidade de resíduos. No sábado (13) e no domingo (14), o projeto recolheu 813 quilos no local. Em seguida ficou o Chapéu Virado, em Mosqueiro, distrito de Belém, com 194,8 kg, e a praia do Amor, em Outeiro, também Belém, com 138,9 kg.
Areia da Praia do Atalaia fica repleta de lixo após shows no fim de semana, no Pará
O projeto Onda Equatorial conta com duas iniciativas: “Um Palco para Todos os Sons” com programação musical na praia e a “Onda”, um trabalho de limpeza dos balneários para retirar lixo e material reciclável.
De acordo com Pricila Hinvaitt, da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, a ação seguirá durante todos os finais de semana de julho nas praias das três locais. Ela destaca a importância da iniciativa para a sustentabilidade.
É importante que haja lixeiras e coletas nas praias, mas principalmente que os banhistas e frequentadores cuidem e não descartem lixo de maneira irregular. É possível, por exemplo, guardar o item a ser descartado, seja reciclável ou orgânico, para jogar no lixo quando tiver o local adequado, seja uma lixeira ou mesmo ecoponto.
Resíduos foram recolhidos nos principais balneários do Pará
Ascom/Equatorial Pará
Leia também:
Veja como reciclar seus resíduos e contribuir com o meio ambiente
Lixo em Belém: veja os novos dias, horários e locais da coleta dos resíduos
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará
Portal de noticias de Igarapé-Miri