Acontece hoje (22), na Barraca de Sant’Ana, a VI Conferência Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca de Igarapé-Miri, realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (COMDET), em parceria com a Prefeitura de Igarapé-Miri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca (SEMAP).
Com o tema “Produção, Crescimento Econômico e Sustentabilidade”, o evento reúne representantes do poder público, movimentos sociais, trabalhadores rurais, pescadores, agricultores e diversas instituições, para debater políticas públicas e estratégias que fortaleçam o setor produtivo do município.
Durante a abertura, o prefeito Roberto Pina destacou a importância de retomar os financiamentos e reforçou a necessidade de proteger o açaí em dois aspectos: a emissão da nota fiscal, para registrar a produção local, e a garantia da qualidade do fruto que chega ao mercado.
“Nós somos o maior produtor de açaí do mundo, reconhecido pelo IBGE. Hoje, somos o número um da produção agrícola do Pará. É papel nosso organizar todos os segmentos da cadeia do açaí para fortalecer a agricultura e transformar Igarapé-Miri em um grande potencial agrícola”, afirmou o gestor.
O secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca, Ismael Araújo, ressaltou que a conferência é também um espaço de avaliação e construção coletiva.
“É um momento importante para o nosso município, em que vamos conferir as ações realizadas pelas entidades e pelo poder público e, ao mesmo tempo, construir estratégias para o nosso Plano Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pesca. A expectativa é que possamos sair daqui com muitas propostas para fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico de Igarapé-Miri”, destacou.
A programação segue até às 16h, com mesas de debate, grupos de trabalho e apresentação de propostas que irão compor o planejamento estratégico para o fortalecimento da agricultura, da pesca e do desenvolvimento sustentável no município.
Texto: Robson Fortes – ASCOM