As polícias Federal e Civil do Amapá e do Pará prenderam dois suspeitos envolvidos no sequestro de uma lancha que navegava pelo rio Amazonas. O crime ocorreu no último dia 19, quando a embarcação saiu do município de Gurupá, no Pará, com destino a Porto de Moz. Um terceiro suspeito já foi identificado pelas autoridades, mas ainda está foragido.
Na última segunda-feira (26), um dos suspeitos, um homem de 31 anos, se entregou na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), em Macapá, acompanhado de um advogado. Durante o depoimento, o indivíduo optou por permanecer em silêncio. Anteriormente, na sexta-feira (23), outro homem de 24 anos já havia sido preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, também em Macapá. Com ele, foram recuperados alguns dos objetos roubados das vítimas.
Entenda o Caso
O sequestro da lancha ocorreu quando três criminosos embarcaram como passageiros e, durante a viagem, anunciaram o assalto. Os “piratas”, ou “ratos d’água”, como são conhecidos por suas atividades criminosas na região, desviaram o curso da embarcação em direção ao município de Santana, no Amapá, uma das cidades mais violentas do país. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento do resgate dos passageiros, que ficaram desaparecidos por 19 horas até serem encontrados por um pescador local.
A lancha foi abandonada perto da comunidade ribeirinha de Anauerapucu, em Santana. A ação contou com a participação da Polícia Federal, da Companhia Fluvial da Polícia Militar do Amapá e apoio da Marinha do Brasil, que ajudaram na localização e recuperação da embarcação.
Fonte: Divulgação Polícia Federal e Polícia Civil do Amapá e Pará