Suspeito de Mato Grosso é alvo de operação policial que visa desarticular o Comando Vermelho no sudoeste do Pará
A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (29/08) um homem investigado como um dos líderes de uma organização criminosa no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, sudoeste do Pará. Natural de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso, o suspeito teria assassinado um líder da facção rival “Castelar” e, com isso, assumido um alto posto no Comando Vermelho (CV), uma das facções mais influentes na região.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido durante a terceira fase da operação “Arce Purgatio”, coordenada pela 15ª Superintendência Regional do Tapajós (Risp) e com apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso. De acordo com as autoridades, o detido foi enviado a Castelo dos Sonhos para comandar operações do Comando Vermelho e impedir a expansão da facção inimiga.
Na casa do suspeito, a polícia encontrou e apreendeu 30 pinos de cocaína, 23 porções de maconha, três tabletes de maconha prensada, uma porção de skank, um pé de maconha, um celular, oito munições calibre 22, e R$ 997 em dinheiro. A ação faz parte de uma série de investigações focadas em desmantelar atividades criminosas na região, especialmente relacionadas ao tráfico de drogas e armas.
“Após uma investigação detalhada, identificamos que o homem estava há cerca de quatro meses em Castelo dos Sonhos, com a missão de liderar a venda de drogas e armamento no local”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende. Além das acusações de tráfico de drogas e organização criminosa, o suspeito enfrenta uma acusação de homicídio.
A operação “Arce Purgatio” visa identificar e prender os principais líderes do Comando Vermelho que atuam no Distrito de Castelo dos Sonhos, fortalecendo a segurança na região e combatendo o crime organizado.