O Ministério da Saúde divulgou os resultados das adesões ao 39º ciclo do Programa Mais Médicos, que inclui vagas destinadas à saúde indígena. Dos mais de 10 mil profissionais inscritos, 3.480 escolheram atuar na região Norte do país. A região conta com 126 vagas, das quais 21 são destinadas ao estado do Pará. O resultado preliminar da alocação está disponível no site do programa, e a fase para interposição de recursos está aberta, com o resultado final previsto para 12 de agosto.
“A importância de termos um edital voltado exclusivamente para a saúde indígena mostra o compromisso do governo federal em fortalecer a atenção primária, principalmente em regiões de vazios assistenciais e que possuem característica de difícil provimento e fixação de médicos”, destacou Mariana Vilela, diretora substituta do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária.
Para este edital, foram disponibilizadas 196 vagas em 32 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dseis), com reserva de vagas para médicos indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência, garantindo representatividade no atendimento médico da população.
Fonte: Diário do Pará