O mais recente Boletim Agropecuário do Pará (2024), desenvolvido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), divulgado neste mês de março de 2025, apontou o município de Igarapé-Miri como o principal município no valor da produção agrícola do Estado do Pará, com 9% de participação, seguido por Paragominas (7,2%) e Dom Eliseu (4,4%).
Segundo o estudo, entre 2000 e 2023, a agricultura do Pará apresentou crescimento médio de 7,6% ao ano no valor da produção. Nos últimos quatro anos do período analisado, o crescimento foi consecutivo, culminando com um recorde de R$ 28,6 bilhões no valor da produção agrícola em 2023. Esse avanço também refletiu um aumento da participação do Pará no cenário nacional, com sua contribuição no valor da produção agrícola do Brasil passando de 2,4% para 3,5%. Entre os municípios ranqueados, oito registraram crescimento no valor da produção em relação ao ano anterior, com destaque para Igarapé-Miri, que teve um aumento expressivo de 63,5%, assumindo a liderança estadual.
IGARAPÉ-MIRI: A CAPITAL MUNDIAL D0 AÇAÍ
O Pará é destaque na produção de açaí no Brasil com nove municípios liderando o ranking, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). De acordo com o levantamento, 90,4% do açaí distribuído em todo o Brasil foi produzido no Pará em 2022, o que equivale a 1,7 milhão de toneladas.
Dos municípios que lideram o cultivo do fruto, o município de Igarapé-Miri é o que mais contribui com o índice nacional, com 21,7% da produção, totalizando 422,7 mil toneladas. Em seguida, Cametá e Abaetetuba seguem na lista com 8% e 5,8%, respectivamente.
Fonte: BOLETIM AGROPECUÁRIO PARÁ 2024 – FAPESPA
Texto – com adaptações – Robson Fortes/ASCOM