No Pará, aproximadamente 500 mil estudantes e 40 mil profissionais da rede estadual de ensino público estão prontos para retornar às aulas nesta quinta-feira (1). Com o início do segundo semestre letivo de 2024, 975 unidades escolares abrirão suas portas, trazendo uma novidade saborosa: a inclusão do açaí e outros itens regionais na merenda escolar. As escolas estão preparadas para receber os alunos, promovendo uma forte integração entre docentes e discentes.
“Nesta semana, retomamos as atividades pedagógicas em todas as escolas estaduais por todo o Pará, e para todas as etapas e modalidades de ensino. Daremos início ao terceiro bimestre letivo com a expectativa de irmos ainda mais longe, com ainda mais investimentos, realizações, conquistas e desenvolvimento para todos. Uma das grandes novidades, que temos orgulho, é a garantia da oferta de uma alimentação escolar regional, personalizada para nossos estudantes agora com a oferta de açaí e de ingredientes típicos, fundamentais para um maior bem-estar dos nossos estudantes”, destacou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Alimentação Escolar Variada e Saudável
De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), o cardápio oferecido aos estudantes é variado e saudável, elaborado por uma equipe de especialistas que considera as necessidades nutricionais dos alunos. Entre os itens disponíveis estão peixe, carne, frutas, achocolatado, leite, pão, legumes, feijão, arroz, macarrão e polpas de frutas variadas.
Acolhimento dos Novos Estudantes
As escolas estaduais também estão preparadas para receber novos estudantes, especialmente aqueles que mudam de escola no meio do ano. A vice-diretora Madalena Pantoja, da Escola Professora Placídia Cardoso, enfatizou a importância de um acolhimento cuidadoso para garantir uma experiência positiva aos novos alunos.
“O retorno das férias é um momento significativo na rotina escolar, tanto para os professores quanto para estudantes e famílias. O acolhimento receptivo, agradável, estimulante e criativo nas voltas às aulas é importante para restabelecermos as relações sociais e retomarmos as atividades de aprendizagem. Então, neste sentido, os novos alunos serão integrados por meio das atividades que nós vamos fazer e também vamos passar nas salas, apresentando os alunos às turmas, com isso esses estudantes serão integrados à comunidade escolar”, afirmou Madalena Pantoja.
Fortalecimento das Relações Sociais e de Aprendizagem
O início do semestre é uma oportunidade para fortalecer as relações sociais e de aprendizagem, com um foco particular na adaptação e integração dos novos estudantes. As escolas estão empenhadas em garantir que todos os alunos se sintam acolhidos e preparados para um semestre produtivo e enriquecedor.
Fonte: Diário do Pará