Famílias relataram à Polícia Militar que a vítima não sabia nadar
Barcarena, Pará – Um adolescente de 16 anos morreu afogado na tarde de terça-feira (23/7) na Praia do Caripi, em Barcarena. De acordo com relatos dos familiares à Polícia Militar, o jovem, que não sabia nadar, pulou de um píer para tomar banho com seus primos por volta das 16h30 e acabou se afogando. A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (24/7) que o caso foi registrado como “morte acidental”.
Nas redes sociais, banhistas compartilharam vídeos do momento em que o garoto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). As imagens mostram um homem realizando massagem cardíaca na vítima nas margens da praia. Uma voz ao fundo do vídeo diz: “já tinha falado para eles (jovens) não pularem e eles pularam. Esse daí (vítima) não sabe nadar”.
Resgate e Atendimento
O jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município após o afogamento. A Prefeitura de Barcarena lamentou a morte do adolescente em nota oficial e informou que ele foi trazido pela equipe do Corpo de Bombeiros em parada cardiorrespiratória. Os bombeiros relataram que o jovem desapareceu por alguns minutos antes de ser resgatado.
Na UPA, os profissionais de saúde conseguiram reverter a parada cardiorrespiratória do jovem duas vezes, e ele foi intubado. No entanto, ele sofreu uma terceira parada e, apesar dos esforços, não resistiu.
Procedimentos Policiais
A Polícia Militar orientou os familiares a registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de Barcarena. A vítima era de Belém e estava no município passando as férias na casa dos avós. A Polícia Civil comunicou que a morte do adolescente foi registrada como morte acidental e que perícias foram solicitadas.
Prevenção de Acidentes
O Grupamento Marítimo do CBMPA divulgou recentemente dicas para evitar acidentes em balneários, reforçando a importância de seguir orientações de segurança, especialmente para aqueles que não sabem nadar.
Fonte: O Liberal