18 pássaros foram resgatados em condições precárias e serão soltos na natureza
Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Bragança, no Pará, após ser flagrado com 18 pássaros silvestres em condições precárias, em sua residência no bairro Samaumapara. A ação, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), ocorreu na terça-feira (13).
As aves, entre elas sanhaços, curiós e caboclinhos-lindos, estavam em gaiolas pequenas e sujas, sem a devida autorização para criação em cativeiro. De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil do Pará, Walter Resende, “esses animais exigem um tratamento adequado e necessitam de um ambiente especial, o seu habitat natural, para se manterem saudáveis”.
O delegado de Bragança, Alexandre Calvinho, ressaltou que a prática de caçar e maltratar animais silvestres é um crime ambiental grave. “A Polícia Civil de Bragança atua de forma rigorosa no combate a esses crimes. A população pode denunciar qualquer tipo de maus-tratos a animais através dos canais oficiais”, afirmou.
Os animais resgatados serão encaminhados para um centro de triagem, onde passarão por avaliação e tratamento antes de serem soltos em seu habitat natural. O homem preso foi autuado em flagrante por crime ambiental e poderá cumprir pena de detenção de seis meses a um ano, além de pagar multa.