A Polícia Federal, com apoio da Funai, deflagrou, na quinta-feira (01/08), uma operação de combate a crimes ambientais e extração ilegal de minérios na Terra Indígena Kayapó, no município de Bannach, Pará. Um homem, identificado como gerente de um dos garimpos, foi preso em flagrante, e outros responsáveis já foram identificados.
Detalhes da Operação:
- Três garimpos de ouro clandestinos foram fechados na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”.
- Três escavadeiras hidráulicas, seis motores, várias estruturas de apoio, seis motos, um caminhão carregado com materiais de garimpo e uma balsa de extração de minério no leito do rio foram inutilizados. A inutilização é realizada sob previsão legal quando não há meios de retirar o equipamento do local, para impedir sua reutilização no crime.
Essa foi a segunda ação da Polícia Federal na mesma região em menos de três meses. Em maio deste ano, uma operação fechou outros três garimpos ilegais na área. A Terra Indígena Kayapó é uma das mais devastadas do país pela ação indiscriminada dos garimpeiros e está entre as áreas indígenas que devem sofrer desintrusão por ordem do STF (ADPF 709/2020).
A ação desta quinta-feira é parte de uma série de operações planejadas pela Polícia Federal ao longo do ano, que antecedem a desintrusão determinada pelo STF.
Fonte: Diário do Pará