
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Pará (Gaeco-MPPA), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (NIP/PC), cumpriu mandados de prisão contra quatro integrantes da alta cúpula do Comando Vermelho (CV) no Pará. As prisões ocorreram entre os dias 4 e 7 de novembro de 2025 e fazem parte da Operação Aqueus, que tem como alvo os principais articuladores de ações criminosas e atentados contra autoridades e agentes de segurança pública.
Entre os presos estão M.V.B.B., conhecido pelos apelidos “Billy”, “Macauly”, “XP” e “Xaropinho”, detido no dia 4, além de J.A.O. (“GTA”), K.R.R.P.S. (“Allana”) e L.C.D.S. (“LK”), capturados nesta sexta-feira, 7. Eles são acusados de integrar organização criminosa armada e de lavagem de dinheiro, conforme os artigos 2º e 4º da Lei nº 12.850/2013 e o artigo 1º da Lei nº 9.613/1998.
Conselheiros Gerais de Missões do Comando Vermelho
As investigações conduzidas pelo MPPA apontam que os detidos ocupavam o posto de Conselheiros Gerais de Missões do Comando Vermelho PA/RJ, setor responsável por planejar, coordenar e fornecer apoio logístico a ataques contra servidores públicos, especialmente policiais. A ação reforça o trabalho integrado entre o Ministério Público e as forças de segurança do Estado no enfrentamento ao crime organizado e à violência institucional.
Após a prisão, os acusados foram encaminhados às unidades da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap), onde permanecerão à disposição da Justiça.


