
A Polícia Civil do Pará concluiu, na quinta-feira (19), a Operação Carnaval 2026, que reforçou a segurança de foliões na Região Metropolitana de Belém e em municípios do interior. Ao longo da operação, iniciada na sexta-feira (13), foram 114 prisões e instaurados mais de 190 procedimentos, envolvendo cerca de 280 servidores e mais de 35 delegacias.
O delegado-geral Raimundo Benassuly destacou que o trabalho, aliado ao apoio de outros órgãos, reforçou a segurança pública. “Além do reforço nas delegacias, realizamos ações educativas e de fiscalização. Com o aumento da circulação de pessoas no período, garantimos mais segurança à população local e aos turistas que chegam ao Estado”, afirmou.
Regras e resultados da operação
- Foram apreendidas quatro armas de fogo e 1.406 gramas de entorpecentes.
- A Operação Lei Seca, com apoio do Detran, resultou em 21 prisões por alcoolemia e instaurou 21 procedimentos. Testes com etilômetro foram aplicados em rodovias de acesso a Mosqueiro (Belém) e municípios como Benevides, Vigia de Nazaré, Salinópolis e Cametá.
Reforço policial no interior
O efetivo foi ampliado em municípios estratégicos do interior, incluindo Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Curuçá, Maracanã, Marapanim, Óbidos, Oeiras do Pará, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Salinópolis, Salvaterra, Santa Izabel, Santarém, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Soure, Tracuateua, Tucuruí, Vigia de Nazaré e Barcarena.
O delegado Allan Cavalcante, da Superintendência da Zona do Guamá, reforçou que o êxito da operação resultou de planejamento estratégico, garantindo resposta rápida a registros e fortalecendo o combate à criminalidade na região.
Lei Seca, fiscalização e combate ao assédio
- A Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) fiscalizou 171 estabelecimentos de diversão pública, notificando 55 locais e fechando dois em Salinópolis.
- A Demapa atuou contra a poluição sonora e o uso de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, fiscalizando 68 locais e 107 sons automotivos.
- Para combater assédio sexual, a Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) realizou ações da campanha “Não é Não”, distribuindo material educativo em Outeiro, Mosqueiro, Vigia de Nazaré, Abaetetuba, Barcarena e Cametá.
Com estas medidas, a Polícia Civil garantiu mais segurança, fiscalização e proteção aos foliões, fortalecendo o cumprimento das leis durante o Carnaval 2026.


