
A noite desta segunda-feira (17) marcou o fim da trajetória criminosa de João Vitor Veloso, o “Pato Roco”, que acumulava fama além das fronteiras do Pará. Com base de atuação no residencial Viver Melhor, no Parque Verde, em Marituba, ele era apontado como responsável por emitir ordens de uma facção criminosa e já vinha sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com informações do tenente-coronel Lima Neto, comandante recém-empossado do 21º Batalhão da Polícia Militar em Marituba, a corporação recebeu denúncia sobre movimentação criminosa na quadra 24, lote 61, do condomínio. Como é praxe de sua atuação, o oficial se uniu ao subcomandante capitão Adriano e ao oficial de dia, tenente Fialho, e mobilizou um comboio para averiguar a situação de perto.
A ação integrou mais uma edição da operação “Cavalo de Tróia”, que mobilizou cinco viaturas e cerca de vinte policiais, diante da informação de que o grupo investigado atuava no tráfico de drogas e estaria armado. Ao chegarem na área, os militares perceberam suspeitos tentando fugir. Durante o acompanhamento tático, um deles entrou em um dos blocos de apartamentos empunhando arma em direção às guarnições.
Seguindo o protocolo operacional diante da agressão iminente, os policiais reagiram e neutralizaram o suspeito. Ele foi socorrido ainda com vida até a UPA Almir Gabriel, em Marituba, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o tenente-coronel Lima Neto, o homem carregava uma mochila contendo dois carregadores municiados, drogas e outros materiais ilícitos.
Identificação do Suspeito e Material Apreendido
A identificação confirmou que se tratava de João Vitor Veloso, o “Pato Roco”, apontado pela Polícia Civil como liderança de facção criminosa, homicida e foragido de uma operação ocorrida no Morro da Penha, no Rio de Janeiro.
Na Seccional Urbana de Marituba foram apresentados uma pistola 940 com numeração raspada, três carregadores do mesmo calibre, 34 munições calibre .40, seis munições calibre 38, um celular, uma balança de precisão, além de 250g de cocaína e 250g de maconha do tipo skank.


